A feria do livro em Florianópolis é um dos acontecimentos culturais mais esperados todos os anos. Idealizada e promovida pela Câmara Catarinense do Livro, a feira tem a nobre finalidade de incentivar o hábito da leitura e, também, de ampliar a cultura, o folclore a as tradições catarinenses a moradores da região e turistas.

Promoção de autores locais

Um dos grandes diferenciais da Feira Catarinense do Livro, que acontece todos os anos no Largo da Alfândega, é promover e divulgar autores locais. Além de trazerem lançamentos para a feira, os autores catarinenses promovem sessões de autógrafos que ostentam filas quilométricas de fãs a espera de um momento com seus ídolos.

Alguns autores florianopolitanos aproveitam a oportunidade para realizarem workshops e bate-papos informais com os leitores, discutindo temas atuais e falando sobre suas obras.

Todos os anos, uma grande multidão comparece à feira em busca de novidades, as quais são para todos os gêneros, idades e que agradam aos bolsos dos leitores ávidos, uma vez que os livros são vendidos por preços muito mais em conta do que nas livrarias durante os outros meses do ano.

Alguns visitantes chegam com malas para poderem se reabastecer e garantir suas leituras durante o ano todo até a próxima feira.

Feira do livro em Florianópolis: o lugar perfeito para crianças

Feira do livro em FlorianópolisO público infantil é um dos mais esperados pelos expositores da feira. Pais e educadores fazem questão de levar as crianças para passear na feira a fim de fomentar o interesse pela leitura.

Na 10ª edição que aconteceu em maio deste ano, dos pouco mais de 50 autores que participaram da feira, uma boa parte dedica obras para o público infantil e aproveita a proximidade que o evento proporciona para trazer a literatura para o mundo das crianças.

Os pequenos contam ainda com uma ampla variedade de expositores de brinquedos educativos, além de shows de dança e teatro dedicados exclusivamente a eles. A feira do livro é um passeio para se aproveitar cada momento.

Livros de graça

Mesmo quem está com o orçamento um pouco limitado pode curtir a feira e sair com um livro em mãos. A Prefeitura de Florianópolis oferece, em seu estande, títulos gratuitos que são resultados da arrecadação de doação de livros realizada o ano todo por toda a cidade.

A arrecadação de doações e a distribuição durante a feira é uma iniciativa do Projeto Floripa Letrada que, entre outros, traz em seu acervo clássicos de Monteiro Lobato e outros escritores brasileiros famosos.

O melhor da cultura e do folclore de Florianópolis

Feira do livro em FlorianópolisAs centenas de visitantes que chegam até a feira todos os anos são presenteados com uma série de apresentações culturais e folclóricas com o objetivo de disseminar as tradições locais.

São apresentações de danças típicas, apresentações teatrais, músicas folclóricas e outros estilos, além da contação de histórias para crianças e adultos que acontecem diariamente durante todo o período em que a feira é realizada.

A programação oficial é divulgada todos os anos no final de abril e começo de maio para que turistas e moradoras possam tirar o máximo proveito do evento.

Para conhecer os autores catarinenses que estiveram na edição de 2017 e para ficar ligado nas próximas edições, confira o blog oficial da Feira do Livro em Florianópolis.

Aproveite a Feira do Livro em Florianópolis para curtir o melhor da cidade. Conheça a Pousada Tulipane a melhor opção de estadia na cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *