As feiras de artesanato em Florianópolis fazem parte da cultura herdada dos Açorianos. Há feirinhas espalhadas por todas as praias da Ilha que levam um pouco da beleza aos milhares de visitantes que chegam à cidade.

Um dos grandes atrativos destas feiras é a presença marcante da cultura açoriana tanto nos produtos oferecidos, como na gastronomia. Conheça abaixo as principais feiras de artesanato florianopolitanas.

Feira do Ribeirão

Renda de Bilro Ribeirão da Ilha - Florianópolis

Renda de Bilro Ribeirão da Ilha – Florianópolis

Todo segundo domingo de cada mês, o sul de Florianópolis abriga a Feira do Ribeirão, um local em que rendeiras, pescadores e até donas de casa locais expõem seus produtos e artesanatos com forte influência açoriana aos turistas que visitam Ribeirão da Ilha.

Dentre os produtos oferecidos na Feira do Ribeirão estão a tradicional renda de bilro, trabalho com patchwork, crochê, tricô, tecelagens, pinturas em cerâmica e azulejos, entre outros.

 

 

Feira de artesanato da Lagoa da Conceição

Feira de artesanato Florianópolis - Lagoa da Conceição

Feira de artesanato Florianópolis – Lagoa da Conceição

A feira de artesanato da Lagoa da Conceição é, sem dúvida, uma das mais tradicionais feiras de bairro de Florianópolis. Esta feira reúne cerca de 90 artesãos que oferecem produtos bordados, pintados, esculpidos, tecidos em tear e, também, as famosas rendas de bilro.

A primeira edição da feira aconteceu em 2001 e, durante muitos anos, a feira era realizada no Casarão da Lagoa. No entanto, sua crescente popularidade obrigou os artesãos a se mudarem para a Praça Bento Silvério para poderem expor seus produtos em um espaço confortável a todos.

A feira de artesanato da Lagoa da Conceição acontece todos os sábados e domingos.

 

Feira Magiarte Arte Floripa

Feira de artesanato em Florianópolis

Feira de artesanato em Florianópolis

A Feira Magiarte Arte Floripa reúne gastronomia, arte e cultura de Florianópolis. A feira ocorre na Praça XV de Novembro, local histórico no centro da cidade.

A Magiarte Arte Floripa busca atrair visitantes e moradores de Florianópolis oferecendo shows musicais, apresentações de teatro, entre outros tipos de manifestações artísticas como uma nova opção de lazer e de desenvolvimento sociocultural.

A feira tem a finalidade de consolidar a geração de renda para artesãos da Grande Florianópolis, com cerca de 50 barracas, que estão dispostas em setores distintos, classificados em artes plásticas, artesanato e gastronomia.

Nas barracas são comercializados diversas peças e objetos feitos com renda, tricô, madeira, ferro, sementes, bordados, entre outros. Além disso, também são comercializados sabonetes, livros e decorações com conchas.

Na praça de alimentação, as barracas servem opções como pastel, sushi, yakissoba, acarajé e tapioca. Atualmente, a feira é organizada pela Associação Magiarte – Arte Floripa, associação dos artesãos de Florianópolis.

Local: Praça XV de Novembro – Centro.
Horário: Terças e quintas, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 15h.
Informações: magiartefloripa@gmail.com

Associação dos Artesãos da Casa da Alfândega.

Criada em 2016, a Associação dos Artesãos da Casa de Alfândega tem a função de unir artistas em um único espaço artístico-cultural: a Galeria do Artesanato, localizada na antiga Casa da Alfândega da cidade.

No local são comercializados todos os produtos artesanais confeccionados por cerca de 100 artistas locais, especializados e com habilidades diferentes.

A feira acontece na Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro Histórico – Fone: (48) 3346-9313

Feira de Santo Antônio de Lisboa

Feira de artesanato Santo Antônio de Lisboa

Feira de artesanato Santo Antônio de Lisboa

Também conhecida como Feira das Alfaias, a Feira de Santo Antônio de Lisboa combina artesanato de primeira qualidade e música ao vivo. O local da feira é ladeado por bares e restaurantes especializados em frutos do mar e, na alta temporada, é um dos locais mais badalados da Ilha.

Os artesãos também têm uma forte influência açoriana e os objetos de madeira e rendas de bilro são muito populares entre os turistas.

A Feira das Alfaias acontece todos os finais de semana e feriados na alta temporada, e apenas nos finais de semana na baixa temporada, na Praça do Roldão, em Santo Antônio de Lisboa.

 

Feira de Artesanato São José – Feito à Mão

Atualmente são 42 artesãos da Grande Florianópolis expondo produtos de qualidade. A Feira São José Feito à Mão existe desde 2008 e, atualmente, é realizada no calçadão do Kobrasol. No local são comercializados bordados, sabonetes artesanais, plantas, artes com papel, entre outros.

Inaugurada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, a Feira de Artesanato São José feito à Mão é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São José, a Fundação e o Sebrae SC. A feira é organizada pela associação formada pelos próprios artesãos do local.

Local: Calçadão da Avenida Central do Kobrasol – São José.
Horário: Sextas-feiras das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 14h.
Informações: (48) 8461-5787 ou saojosefeitoamao@hotmail.com.

Aproximar-se da cultura açoriana e aproveitar os produtos dos artesãos locais conferem um charme a mais à Ilha da Magia. Não deixe de aproveitar as feiras de artesanatos em Florianópolis na sua próxima visita.

 

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, ou então já tenha vivido essa experiência, deixe seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *