As festas de outubro em Santa Catarina atraem cerca de 2 milhões de turistas todos os anos, muitos voltando pela segunda vez. O mês é um dos mais esperados do ano e que fazem de Santa Catarina um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

Nesta época, turistas e moradores podem curtir o melhor da tradição herdada dos diversos povos que colonizaram o estado, difundindo arte, cultura, música e, obviamente, a deliciosa gastronomia típica da região.

Encontre abaixo uma seleção com as principais festas de outubro em Santa Catarina para que você e sua família não percam nenhuma oportunidade de curtir o que há de melhor deste local tão cheio de história e cultura.

Oktoberfest

Festas de outubro em Santa Catarina: OktoberfestNeste ano, a maior festa de Santa Catarina que celebra a herança herdada dos alemães, acontece do dia 04 ao dia 22 de outubro na cidade de Blumenau. Embora a festa exista há mais de 200 anos, a primeira edição da Oktoberfest no Brasil aconteceu em 1984 e atraiu mais de 102 mil pessoas, o que é equivalente à metade da população da cidade de Blumenau na época.

Embora a festa seja conhecida pela grande diversidade de cervejas artesanais, o evento celebra muito mais que isso: todo o folclore, memória e tradição da Alemanha estão contidos na concepção de cada edição do Oktoberfest.

A programação da festa neste ano já está disponível e pode ser conferida neste link. A Oktoberfest também conta com uma edição na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina.

 

Fenaostra

Festas de outubro em Santa Catarina: Fenaostra2017 é o ano da 18ª edição da Fenaostra, uma festa tradicional que acontece em Florianópolis, que é responsável por quase que a totalidade da produção nacional de ostras. O evento é uma celebração à cultura e tradição açoriana e atrai amantes de sua culinária típica, além de apreciadores de frutos do mar e ostras de todo o Brasil.

Durante a celebração, os visitantes têm a oportunidade de provar mais de 100 pratos de frutos do mar, além de curtir concursos de gastronomia, workshops, seminários e todo o comércio com produtos de artesanato que remetem à herança açoriana.

A festa já vem sendo planejada desde abril pela Secretaria de Turismo da cidade, porém a data e o local onde será realizada ainda não foram divulgados.

Festa do Imigrante

A festa do Imigrante é uma tradição de mais de 20 anos e é realizada na cidade de Timbó,sendo, também, é um dos eventos mais esperados do ano por moradores e turistas. Além de celebrar e resgatar as tradições dos colonizadores da cidade, a festa é uma comemoração do aniversário de Timbó, que foi fundada em 12 de outubro de 1869.

Os visitantes da festa se deliciam com danças folclóricas, desfiles típicos e a gastronomia única dos povos colonizadores: gastronomia alemã e italiana.

A data do evento em 2017 ainda não foi divulgada.

Tirolerfest

Festas de outubro em Santa Catarina: TirolerfestA cidade de Treze Tílias recebe, neste ano, a 84ª edição da Tirolerfest, um evento de tradição e muita diversão, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro. A cidade, que teve colonização austríaca, resgata as tradições culturais e folclóricas deste povo, além da gastronomia e o chopp incríveis a serem degustados.

Durante o período de festa, a cidade de Treze Tílias se transforma em uma pequena Áustria no Brasil com muita animação e uma explosão de cultura.

 

Essas são apenas algumas de tantas outras festas de outubro em Santa Catarina. Planeje agora sua viagem e curta o melhor da tradição dos colonizadores do estado. A diversão é garantida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *