trilha Lagoinha Do Leste

O outono florianopolitano é tão atraente quanto as estações mais quentes. Apesar do ritmo mais tranquilo da baixa temporada, Florianópolis em maio é ideal para fazer trilhas, observar baleias e se deliciar com a comida típica e a cultura açoriana.

A temperatura neste período é mais fria e, se você tiver sorte, pode encontrar dias ensolarados e ainda aproveitar a praia. Geralmente, não há muitos banhistas na praia e, para quem gosta de fazer caminhas à beira-mar, o clima é muito propicio.

Confira abaixo como aproveitar melhor a cidade nesta época.

Mais de 30 trilhas para escolher e explorar a cidade

Para quem deseja aproveitar as paisagens da Ilha da Magia sem derreter sob o sol implacável do verão, as mais de 30 trilhas são as melhores opções. As trilhas em destaque são:

Trilhas na Ilha do Campeche

Trilha ilha do Campeche

Trilha ilha do Campeche

Só na Ilha do Campeche é possível fazer seis roteiros diferentes: Pedra Fincada e Pedra do Vigia, ambas com cerca de 40 minutos de caminhada; Letreiro, com aproximadamente 1 hora de duração; Pedra do Imã, com cerca de 1h30 de duração, e Caverna dos Morcegos e Volta Norte, as mais longas, com aproximadamente 3 horas de duração e um grau alto de dificuldade.

Independentemente da escolha, o turista não economizará fotos de paisagens incríveis para guardar a aventura na memória.

Trilha da Caieira da Barra do Sul – Praia de Naufragados

A trilha, que se inicia na Caieira da Barra do Sul, é bem marcada, possui poucos desníveis e tem um percurso de aproximadamente 50 minutos e termina em um acesso à Praia de Naufragados, localizada no extremo Sul de Florianópolis.

Os principais atrativos dessa trilha é que os participantes podem apreciar áreas originais da Floresta Atlântica, além de fontes naturais de água. Já próximo à Praia de Naufragados, o Farol inaugurado em 1861 e o local onde foi construído, em 1742, o Forte de Nossa Senhora da Conceição proporcionam momentos agradáveis da história do local.

Observação de baleias no litoral Sul

Um dos principais atrativos da estação é o fenômeno que acontece todos os anos nessa época, e que dura até o mês de novembro, é a concentração de baleias-francas, mamíferos que chegam a medir cerca de 17 metros e pesam aproximadamente 5 toneladas, se aproximam da costa sul de Florianópolis para dar à luz e amamentar seus filhotes.

Por causa desse fenômeno, a área se transformou em uma área de proteção ambiental. Os melhores locais para a observação das baleias são Garopaba e Imbituba. Destes locais, é possível, também, fazer saídas embarcadas para observar os animais mais de perto.

Safra da Tainha

Pesca da Tainha em Maio

Pesca da Tainha em Maio

Neste ano, a safra da Tainha começa mais cedo em Florianópolis. A partir de 1º de maio, os pescadores artesanais de Florianópolis saem ao mar para recolherem suas safras antes dos barcos industriais.

A safra da Tainha tem início com a chegada do tempo mais frio, pois os cardumes chegam em buscam de águas mais quentes para a desova. Com destino ao Rio de Janeiro, aproximadamente 50% do cardume param nas redes dos pescadores de Florianópolis.

Em alguns locais, é possível capturar até 40 toneladas do peixe em apenas um único dia! Além dos pescadores, os botos também são atraídos para perto dos peixes.

Audax Floripa 300km

Uma das provas de ciclismo mais importantes do mundo chega à Florianópolis nos dias 20 e 21 de maio. O percurso terá 300km e mais 120 km de desafio, e trará atletas do mundo todo para a Ilha da Magia.

 

Florianópolis é repleta de atrações que agradam aos públicos mais variados durante o ano todo. Não perca tempo! Aproveite a baixa temporada e aprecie o melhor da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *