Gastronomia em Florianópolis

A gastronomia em Florianópolis, assim como a cultura e o artesanato da Ilha, tem forte influência da Ilha dos Açores, em Portugal. Como foram os primeiros habitantes a chegarem à cidade, ainda hoje é possível perceber a herança açoriana espalhada não apenas por Florianópolis, mas, também, por todo o estado de Santa Catarina.

Sendo assim, para aqueles que apreciam uma boa culinária portuguesa e europeia, Florianópolis é o local perfeito para um roteiro gastronômico.

Bases da gastronomia de Santa Catarina

Culinária Açoriana em Florianópolis

Culinária Açoriana em Florianópolis

A culinária açoriana tem como base peixes e frutos do mar, os quais são servidos defumados, fritos, assados em folhas de bananeira ou em telhas de cerâmica, pratos típicos conhecidos como cozido açoriano.

Obviamente, o extenso litoral de Florianópolis permite que a gastronomia local seja baseada em frutos do mar. No entanto, o povo açoriano, por ter uma vasta experiência com os alimentos vindos do mar, deixou um legado gastronômico repleto de peixes, camarões, mariscos, berbigão (um molusco típico de Florianópolis), siri, lula, polvo e ostras que, de alguns anos para cá, passaram a ser produzidas em fazendas marinhas da Ilha.

Na verdade, Florianópolis é, hoje, o maior produtor nacional de camarão Laguna e de ostras, representando mais de 90% da produção brasileira. As ostras, em particular, podem ser provadas vivas ou cozidas temperadas apenas com sal e limão, defumadas, gratinadas e até empanadas no melhor estilo à milanesa.

Prato com Camarão e Ostras

Prato com Camarões e Ostras

A sequência de camarões é outro destaque da gastronomia em Florianópolis. Na sequência, estão incluídos camarões preparados de várias maneiras: cozidos, à milanesa, além do famoso camarão ao bafo. Outros pratos, como a casquinha de siri e o filé de peixe ao molho de camarões também são saborosos e merecem ser provados.

Pescados

Entre os meses de maio a agosto, período da pesca da Tainha, são realizadas várias festas e festivais desse pescado em vários pontos da ilha e da grande Florianópolis, fique atento a programação que ocorre de acordo com a pesca.

Temos uma variedade imensa de peixes e, os mais conhecidos são a Tainha, a Anchova, o Badejo, a Garoupa, o Cação, o Peixe Espada, a Abrótea, entre tantos outros e podem ser servidos inteiros, em filés ou em postas, podem ser fritos, assados, empanados, em moquecas e em uma infinidade de formas de preparo.

Os temperos utilizados para a cocção dos peixes são de origem indígena e conferem um sabor todo especial aos alimentos. São eles sal, cebola, alho e um combinado de ervas como manjericão, salsa, louro, cebolinha, coentro, além de especiarias como a canela, a noz moscada, entre outros.

Juntos, estes temperos levam turistas e moradores da cidade à uma verdadeira viagem de sabores e sensações. Simplesmente uma delícia!

As cidades de Santa Catarina de tradição pesqueira ou que são portuárias costumam servir pratos com receitas mais fiéis à cultura açoriana.

Culinária Europeia

A culinária europeia como um todo faz parte do cenário da gastronomia de Florianópolis, mérito da imigração de outros povos europeus como os húngaros, italianos e alemães, entre outros.

Linguiças artesanais da Alemanha

Sendo assim, os admiradores de comidas típicas destes países, como o pato com repolho vermelho, o Mit Rotkohl, e as famosas linguiças artesanais da Alemanha, ou um belo, colorido e saboroso Minestrone (Itália), o cozido de carne com verduras, o Goulasch, típico da Hungria, ou mesmo a tradicional posta de peixe frita acompanhada por um delicioso pirão de farinha de mandioca, podem se deliciar e aproveitar o clima acolhedor e intimista da Ilha da Magia. Mas, se preferir saborear as delícias tradicionais em um restaurante de chão batido, isso também será possível.

Em Florianópolis, ainda é possível encontrar uma infinidade de queijos, iogurtes e outros derivados do leite. Não há dúvidas que a gastronomia de Florianópolis é uma mistura do melhor da Europa e da comida brasileira.

No período de Julho acontece a Feira Gastronômica dos Imigrantes, na Lagoa da Conceição, onde pessoas de diversas nacionalidades trazem os pratos típicos de seus países para degustar no evento.

A gastronomia de Florianópolis é parte importante da cultura local e, por isso, devem ser apreciadas de todas as maneiras. Bom apetite!

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, ou então já tenha vivido essa experiência, deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *