O surf em Florianópolis já pode ser considerado um dos principais esportes aquáticos da cidade. Isso acontece pela quantidade de praias com ondas perfeitas que atraem surfistas do resto do país e do mundo.

A geografia da Ilha permite que o surf possa ser praticado o ano todo, pois Florianópolis é um dos lugares privilegiados que recebem ventos em todos os quadrantes e, embora o surf não dependa diretamente do vento, o aumento das ondas, o swell, é o que é levado em consideração para caracterizar determinada praia como ideal para a prática.

Praias mais procuradas para o surf em Florianópolis

Sul de Florianópolis

Surf no Campeche

Surf no Campeche

Na Praia do Campeche, especificamente, os ventos do quadrante sul fazem com que a ondulação da praia seja única e supere todas as outras. O swell perfeito costuma aparecer no inverno, que é quando os ventos do quadrante sul ficam mais pronunciados e conseguem chegar até o local para aumentar as ondas.

A Praia do Morro das Pedras possui ótimas ondas, mas menos consistentes. O mar é forte, com correntezas e, nos melhores dias, as ondas variam de 2 a 8 pés.

A Praia do Farol de Naufragados é muito tranquila e ideal para os surfistas que gostam de estar rodeados pela natureza. As ondas são de 2 a 8 pés e as correntezas são muito fortes. Assim como acontece na Praia do Campeche, o inverno e o outono são as melhores estações para o surf.

Já a praia do Matadeiro apresenta ondas curtas, mas de qualidade e boa formação. São ideais para tubos.

O acesso à Lagoinha do Leste só é possível a pé ou de barco, porém o trabalho vale a pena. São ondas de 2 a 10 pés.

Leste de Florianópolis

Surf na Praia Mole

Surf na Praia Mole

A Praia Mole é um dos principais picos de surf em Florianópolis. Isso ocorre porque dificilmente os surfistas se deparam com um dia ruim de ondas nesta praia. As ondas são de 1 a 10 pés e, na extremidade direita, chegam a 12 pés.

A Praia do Moçambique apresenta ondas de 1 a 10 pés, pois é uma praia com fundo bom, ideal para a formação de ondas grandes. Por ser mais afastada, a Praia do Moçambique é perfeita para os surfistas que querem fugir da lotação de algumas praias.

A Praia da Galheta produz ondas perfeitas e tubulares que chegam a 10 pés. Já a Praia da Joaquina, famosa por abrigar torneios internacionais do esporte, possui ondas fantásticas de ótima qualidade de até 10 pés.

Norte de Florianópolis

Surf Praia Brava

Surf Praia Brava

Devido ao seu fundo, a Praia Brava é outro pico de surf em Florianópolis que possui ondas de boa qualidade de até 8 pés, que quebram para a direita e para a esquerda.

A Praia dos Ingleses tem características de baía e, por isso, apenas a extremidade norte da praia oferece boas ondas para o surf. As ondas variam de 1 a 6 pés.

Os surfistas elegeram a Praia do Santinho como a melhor praia do norte de Florianópolis. Suas ondas são perfeitas e chegam a 8 pés. A praia é bastante procurada durante o ano todo pelos amantes do esporte.

 

Além das belezas naturais da Ilha, a cidade é um verdadeiro paraíso para os surfistas. As melhores ondas são encontradas durante todo o ano nas praias de Florianópolis. Venha fazer parte desta aventura.