serra do rio do rastro

Localizada ao Sul de Santa Catarina, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, a mais de 1400 metros de altitude, a Serra do Rio Rastro é uma das mais belas paisagens da Serra Catarinense e um passeio inesquecível para quem procura a dose certa de aventura em sua estadia em Florianópolis.

A paisagem não poderia ser mais paradisíaca: todo o percurso de seus oito quilômetros de subida é ladeado por matas e cachoeiras, o que conferem à Serra o posto de um dos cartões postais mais bonitos de Santa Catarina.

Algumas das atrações da Serra do Rio Rastro

Os Cânions da Serra Catarinense

Se você é daqueles que dispensam baladas para apreciar vistas incríveis, vai ficar encantado com os pontos da Serra do Rio Rastro. A cada 500 metros de estrada aproximadamente, há um recuo na estrada sinuosa – são 280 curvas – e estreita para que o viajante possa ver a paisagem que deixa para trás conforme sobe em direção ao topo.

Além da paisagem coberta pela Mata Atlântica, a visão da rodovia em si é um espetáculo de encher os olhos, pois o asfalto serpenteia por entre a mata, formando desenhos lindos e assombrosos ao mesmo tempo.

No topo da Serra, há um mirante natural a cerca de 1460 metros de altitude, de onde se pode observar uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Mas, os pontos mais altos da Serra ainda estão mais à frente: o Morro (ou Cânion) da Ronda, a 1475 metros de altitude, o Cânion das Laranjeiras, que fica a 1520 metros, e o Cânion do Funil, localizado a 1590 metros do nível do mar.

Em dias mais claros e sem nuvens, os visitantes conseguem observar o ponto mais alto do estado vizinho, o Monte Negro que fica no Rio Grande do Sul (ao sul), e os pontos mais altos de Santa Catarina, como o Morro da Igreja (ao norte/noroeste).

Cachoeira da Barrinha e Cascata Salto do Rio Pelotas

Serra Catarinense Cachoeira da Barrinha

Serra Catarinense – Cachoeira da Barrinha

O trajeto até a queda d’água da Cachoeira da Barrinha é bem fácil a partir das margens da estrada. O visitante que chega até o local se depara com piscinas naturais e águas cristalinas propícias para um banho refrescante e relaxante durante os meses das estações mais quentes. O melhor local para se observar a Cachoeira é do mirante que fica a 50 metros da Churrascaria da Cascata, próximo ao portal de entrada de Bom Jardim da Serra.

O acesso até a Cascata Salto do Rio Pelotas é feito por uma propriedade particular, percorrendo uma trilha de cerca de 10 minutos. O esforço recompensa: águas transparentes e refrescantes ladeadas por uma paisagem inesquecível.

Cavalgada Aparados da Serra

Serra Catarinense Cavalgada Aparados da Serra

Serra Catarinense – Cavalgada Aparados da Serra

Durante o mês de julho, os cavaleiros da região se reúnem para um passeio especial de sete dias às margens dos cânions localizados na região. A trilha é a simulação do caminho que, no século XVIII, os tropeiros fizeram rumo à Sorocaba, no interior de São Paulo. O trajeto inclui passagens por Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. A aventura fica por conta das noites: os aventureiros dormem em barracas e sacos de dormir.

Vale lembrar que todos os passeios são feitos com guias especializados que conhecem o local profundamente e possibilitam uma experiência única ao turista.

Onde ficar

Julho, mês de férias, é uma ótima oportunidade para conhecer todos os encantos de Florianópolis e fazer um bate volta até a Serra do Rio Rastro. A rede hoteleira de Florianópolis é bem vasta, porém, se você prefere um clima mais relaxante e intimista, as pousadas do sul da Ilha da Magia são as opções ideias.

Aproveite o pacote de férias de julho da Pousada Tulipane e curta o melhor de Florianópolis e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *